Se você está por dentro das tendências de marketing e vendas, já deve ter notado que a todo momento surge uma nova ferramenta ou “solução mágica” para atrair a atenção das pessoas nesse mundo acelerado do digital que vivemos hoje, mas nenhuma novidade é mais eficaz do que o bom e velho storytelling, que no nosso português, em resumo, significa apenas a arte ancestral de contar histórias.
Essa com certeza é uma ótima maneira de se destacar e se conectar de forma significativa com seu público-alvo, mas não se engane, essa estratégia de nova não tem nada: quantas vezes um familiar seu já não contou uma história para você durante sua infância? E até mesmo você já contou histórias em mesas de bar ou festas de família, não é?
No marketing não é muito diferente, uma vez que, em essência, o storytelling é a prática de usar narrativas envolventes para transmitir a mensagem de uma marca, produto ou serviço.
Ao invés de simplesmente listar os benefícios daquele produto (que várias outras marcas podem também estar vendendo para o mesmo público), o storytelling convida os consumidores a fazerem parte de uma história, despertando emoções e criando uma conexão emocional, capaz de destacar uma marca das suas concorrentes.
Mas por que o storytelling é tão eficaz?
Assim como você ainda lembra daquela história que a sua avó contava quando você era criança, quando uma marca conta uma história envolvente, ela se destaca na mente do consumidor e é mais provável que seja lembrada quando chegar a hora de fazer uma compra.
E isso é fácil de entender porquê: as histórias são mais fáceis de lembrar do que fatos ou estatísticas isoladas.
As histórias também têm o poder de evocar várias emoções, desde alegria e empolgação até empatia e nostalgia, ajudando a criar principalmente uma conexão emocional com os consumidores e cultivando lealdade e confiança a longo prazo.
E por fim, mas não menos importante, as pessoas adoram uma boa história!
Quando uma marca conta uma história do jeito certo as pessoas tendem a interagir e compartilhar, e, além de serem impactadas, como resultado, elas acabam ampliando o alcance da mensagem sem nem se darem conta.
Então, percebeu como o storytelling pode ser um aliado para você?
Como usar o storytelling na minha estratégia de marketing?
Aí vão algumas dicas para começar a contar histórias que cativam, emocionam e inspiram!
Conheça seu público
Antes de começar a contar histórias, primeiro você precisa entender quem são seus clientes e o que os motiva.
Quais são seus desejos, necessidades e preocupações? Adapte suas histórias para atender às necessidades específicas de seu público, assim você aumenta suas chances de sucesso.
Seja autêntico
As melhores histórias são aquelas que são genuínas.
Não minta para o seu público ou finja ser quem não é, conte sua história de uma maneira honesta e transparente, ela não precisa ser mirabolante para ser cativante.
Use múltiplos canais
Experimente contar suas histórias por meio de vídeos, blogs, mídias sociais, e-mails, etc.
Quanto mais variadas forem suas abordagens, maior será o impacto.
Aprenda com os mestres
Estude marcas conhecidas por sua habilidade em contar histórias e aprenda com elas.
Analise como elas estruturam suas narrativas, que emoções evocam e como mantêm o interesse do público do início ao fim.
Da próxima vez que você estiver planejando sua próxima campanha de marketing, não se esqueça de usar o Storytelling a seu favor!
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