Se você já precisou lançar um produto ou captar leads, certamente já ouviu falar sobre a importância das famosas (e muito usadas) landing pages.
Mas o que são landing pages? Só para exemplificar: elas são como uma porta de entrada para convidar as pessoas a fazerem algo, como se inscreverem em uma lista de e-mails, baixarem um e-book ou comprarem um produto.
A ideia é que seja simples, direta e focada em uma única oferta, principalmente para que os visitantes saibam exatamente o que fazer.
Essas páginas têm um papel super importante na conversão de visitantes em leads qualificados, assim sendo uma chave fundamental em qualquer estratégia de marketing online.
Mas se engana quem pensa que criar landing pages eficazes é apenas ter uma página com um design bonito.
Para garantir que as suas landing pages sejam uma máquina de conversão, destrinchamos a criação da página em 7 passos simples. Vamos lá?
01. Antes de criar as Landing Pages, conheça o seu público-alvo
Antes de tudo, é fundamental entender quem é o seu público-alvo.
Ou seja, quais são seus interesses, dores e necessidades?
Quanto mais você conhecer o seu público, mais precisa será a sua abordagem na página.
💡 Dica: Essa é a hora de usar personas e pesquisas de mercado a seu favor.
02. Tenha um título impactante
O título é a primeira coisa que os visitantes irão ver quando entrarem nas suas landing pages.
Então, ele deve ser claro, direto e convincente, destacando o valor da oferta que você está promovendo.
💡 Dica: Use palavras-chave relevantes e uma linguagem persuasiva para capturar a atenção.
03. Ofereça um benefício claro nas suas Landing Pages
“Por que eu deveria ‘perder tempo’ preenchendo um formulário com vários dados importantes?”
Essa é justamente a pergunta que a gente não quer que os visitantes façam.
Acima de tudo, eles precisam entender logo de cara qual é o benefício ao converter em uma de suas landing pages.
Seja uma oferta gratuita, um desconto exclusivo ou um conteúdo relevante, por isso, precisa estar claro o valor que eles estão recebendo em troca de deixarem suas informações de contato.
💡 Dica: Aqui você pode usar gatilhos mentais que façam sentido para a sua oferta.
04. As Landing Pages precisam de um formulário simples
Sejamos honestos, atualmente as pessoas não têm paciência de ler ou escrever muita coisa.
Por isso, quanto mais fácil for para os visitantes preencherem o formulário, maior será a taxa de conversão.
Mantenha o formulário curto e solicite apenas as informações essenciais.
💡 Dica: Nome e endereço de e-mail costumam ser suficientes para iniciar o relacionamento com o lead.
5. Utilize elementos visuais atraentes
Imagens e vídeos podem aumentar significativamente a conversão.
Ou seja, use elementos visuais que complementam sua oferta e ajudam a transmitir a mensagem de forma mais eficaz.
💡 Dica: Cuidado com o excesso de informações, tente manter o design organizado.
6. Use provas sociais nas suas Landing Pages
Depoimentos de clientes satisfeitos, estatísticas de sucesso e selos de segurança são algumas das provas sociais que podem aumentar a credibilidade da sua oferta.
💡 Dica: Se os depoimentos forem em formato de vídeo, traz ainda mais confiança para a marca!
7. Otimize para dispositivos móveis
É comum passarmos mais tempo olhando as telas de celulares do que de computadores, por isso, as suas landing pages precisam estar otimizada para dispositivos móveis.
💡 Dica: Vá além e certifique-se de que ela seja responsiva e ofereça uma experiência de usuário perfeita em qualquer dispositivo, como tablets, garantindo que você não perca oportunidades de conversão.
Ao entender as necessidades do seu público-alvo, comunicar claramente o valor da sua oferta e simplificar o processo de conversão, você estará no caminho certo para gerar leads qualificados e impulsionar o crescimento do seu negócio.
Veja também: Qualificação de leads
Lembre-se sempre de testar e otimizar suas landing pages para melhorar seus resultados.
Ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda com a configuração, implementação e execução de ferramentas de marketing e vendas como essa?
Entre em contato com a gente! Estamos aqui para te ajudar a aumentar suas vendas e expandir sua presença digital.